segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

história do Kente Cloth(pesquisa)

O trabalho de urdidura do Kente foi descoberto por 2 irmãos caçadores que eram de Bonwire no Distrito de Ejisu/Juaben na região ashanti em Ghana.
Eles eram KRUAGU e AMEYAW,que ficaram fascinados com o trabalho de uma aranha em sua rede .Resolveram observá-la e estudar como era tecida essa rede e como saia o fio que a aranha torcia e tecia usando seus 8 braços.Isso eles levaram para seu tear.
Já era sabido do Otaa Kraban de Bonwire também ,que tinha já feito um excelente estudo do tear e fazia um trabalho magnífico e que criou um desenho bastante diferente que chamou de OYOKOMAN.
Ele presenteou essa roupa de tear(KENTE CLOTH) para OTUMFUO(rei ashante) que ficou maravilhado e determinou que todo Asantehene(Asante King), clã real usariam roupas com essa urdidura que significaria Nação,o povo!
Oyokoman: Oyoko: nação ,o povo.
man : o homem!
Os ashantes tem 7 clãs :Bretuo,Agona,Asona,Aduana,Ekoona and Asenee ,mas o clã real é o Asantehene com direito a usar o design OYOKO........
Otunfuo ficou muito agradecido e criou um exclusivo trono(banquinho de madeira) para Nana Otaa Kraban na Vila de Bonwire,aonde seus descendentes fazem isso até hoje e servem a familia real.
Outra região associada a produção de Kente Cloth é Agotime Kpetoe na região do VOLTA em Ghana.
A tradicional tira urdida no Kente tem 12 cm,13 cm,14 cm, por 182 cm.
Dependendo dos desenhos que formam as várias tramas pode-se saber o status da pessoa,portanto existem vários modelos de trama.
O EDWENE-ASA , EMMAADA(usado pela elite) , SIKA FUTRO (associado a saúde),
FATHIA-FATA-NKRUMAH (para a mulher do presidente NKRUMAH que se chamava FATHIA e era do Egito,duas cabeças são melhores do que uma era o significado do desenho)
e etc...etc.....etc......
Os fugus,batakari que encontramos no nordeste de Ghana e etc......... são feitos com a trama chamada SMOCK.
Pesquisa feita no livro Handbook on Kente Designs de KWAKU AMOAKO-ATTAH FOSU
de Ghana/ África.
essa história toda é contada para as crianças como uma aranha chamada ANANZI ,muito bonitinha .
para quem não sabe na África não existia a tradição escrita mas sim a oral que era passada pelo griots(pessoas que cantavam e contavam as histórias,poetisavam ,enfim..........)
Se tivesse nascido na África certamente seria uma "griot"......... : )

Nenhum comentário: