sexta-feira, 18 de março de 2011

Ceramista Mineiro Selecionado para Coordenar Atelier Na China - SEBASTIÃO PIMENTA

Ceramista Mineiro Selecionado para Coordenar Atelier na China


O ceramista Sebastião Pimenta participou de uma seleção no mês de dezembro de 2010 concorrendo com cerca de 26 candidatos de diversos países a uma vaga para ser o Coordenador do Instituto Sanbao de Arte Cerâmica na cidade de Jingdezhen por um período de um ano. No final do mês de janeiro Pimenta foi escolhido para assumir o cargo. Segundo Wenyin Li atual diretora do Instituto vários fatores influenciaram para a escolha de Pimenta dentre eles o conhecimento que o mesmo tem sobre técnicas tradicionais de modelagem cerâmica, incluindo técnicas de acabamento e elaboração de esmaltes orientais, suas pesquisas sobre a cerâmica contemporânea e design cerâmico, conhecimento dos principais centros produtores de cerâmica e o relacionamento pessoal com diversos ceramistas, artesãos e industria de porcelana e cerâmica na China
Dentre as atividades que serão desenvolvidas podemos destacar: orientação aos ceramistas e pesquisadores internacionais, auxilio no programa de residência artística, organização e melhoria do Atelier Sanbao, facilitador das oficinas e workshops em Jingdezhen e outros centros de referencia em cerâmica na China.
Durante o tempo em que estiver Coordenando o Atelier, Pimenta pretende desenvolver e firmar programas de Intercambio e cooperação internacional entre ceramistas mineiros e chineses com o objetivo de proporcionar a um maior numero de ceramistas a oportunidade de visitar os centros de produção cerâmica na China.
Sebastião Pimenta esta encarregado de nos próximos meses iniciar a implantação de um espaço destinado à arte e cultura cerâmica do Brasil na China, segundo Jackson Lee ainda pouco se sabe de nossa cultura naquele país. Nas próximas semanas Pimenta estará fazendo o cadastramento das pessoas interessadas em participar deste “Espaço Brasil”, a primeira idéia é que cada ceramista envie um breve currículo e fotos de trabalhos que identifique o estilo e técnica do artista. Posteriormente uma peça escolhida pelo próprio artista deverá ser enviada ao local e cada artista participante receberá um certificado de participação. As peças farão parte de um acervo que eventualmente irão participar de exposições em outros locais.

Entre os dias 11 e 16 de março, o ceramista chinês Jiansheng Li esteve em Minas Gerais, mais precisamente em Belo Horizonte e São João Del Rei a convite de Sebastião Pimenta com o objetivo de ministrar palestras sobre seu trabalho e sua trajetória na arte cerâmica. Durante as vistas na UFSJ e na Escola Guignard foi discutido com os diretores uma possível parceria entre as instituições brasileiras e chinesas. A cooperação internacional entre as instituições visa principalmente a troca de experiências e conhecimento entre professores, estudantes e ceramistas dos dois países. A vista de Jackson Lee teve apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, do Atelier Sebastião Pimenta, da UEMG – Escola Guignard e da Universidade Federal de São João Del Rei.


Sobre a Cerâmica Contemporânea Chinesa
Arte Cerâmica Contemporânea Chinesa
Sebastião Pimenta



O desenvolvimento da cerâmica contemporânea tem crescido consideravelmente nos últimos anos na China, não só nos grandes centros de produção da cerâmica tradicional, mas por todo o país. A cada dia surgem novos estúdios, organizações e associações de ceramistas.
O desenvolvimento da cerâmica contemporânea não esta ligada diretamente ao desenvolvimento da arte moderna ou contemporânea do ocidente, esta mais próximo da arte moderna e contemporânea da própria china. No entanto, vários conceitos que seguem este desenvolvimento vêm ou estão ligados diretamente com a definição nominal da arte moderna e contemporânea ocidental o que contribuiu para o reconhecimento do status e valor da nova cerâmica chinesa.
Alguns dos artistas contemporâneos encontraram suporte nas teorias e formas da arte cerâmica ocidental nos meados dos anos 80. a influencia ocidental começa a tomar forma que neste período se caracterizava pelo estilo expressionista abstrato. Também neste período um grande numero de artistas começaram a adquirir livros do Japão, uma vez que era mais fácil a aquisição do que os europeus ou americanos. Um outro grupo de artistas viram a importância de desenvolver um trabalho original e um novo estilo oriental. Neste período as novas criações no “estilo oriental” eram representadas pelas assimilações das formas tradicionais e decorações em cerâmica e porcelana e as novas formas combinando os elementos.
Existiam inúmeros problemas relacionados com o confronto entre a estética oriental e a ocidental. Mesmo no estagio inicial apareceram varias formas de desenvolvimento na cerâmica contemporânea que eram bastante diferentes de outras categorias artísticas de nosso tempo.
1- Os artistas que trabalhavam como professores em universidades e academias, as peças eram mais escultóricas e recebiam melhor e maior suporte através de seu status (professores) e a forma de seu trabalho.
2- Artistas com linguagem pessoal de decoração cerâmica, estes iniciaram a criação de suas peças aplicando sua linguagem decorativa em seus trabalhos e eram menos censurados.
3- Ceramistas graduados que trabalhavam em centros e regiões produtoras ou os graduados que retornavam à sua região após uma educação superior. Produziam um tipo de trabalho com “novas formas”, adotando as técnicas e habilidades de cortar, colar, deformar e decorar.
4- Artistas designers trabalhando em instituições de ensino superior envolvidos diretamente com o design e criação de peças funcionais.

Os artistas acima mencionados nos quatro grupos influenciaram uns aos outros tanto no estico como nas atitudes. Apesar do apoio e encorajamento das regiões produtoras de cerâmica e do próprio governo, as pessoas comuns não entendiam as novas idéias em volta da cerâmica contemporânea, assim esta encontrou muitas dificuldades e complicações se comparada com outra forma de arte em seus primeiros passos de desenvolvimento.


Sobre o Sanbao Ceramic Art Institute


O Instituto Sanbao de Arte Cerâmica foi inaugurado oficialmente em julho de 2000, sendo o primeiro centro internacional de cerâmica na China. Surgiu de um projeto de Jackson Lee ceramista chinês da cidade de Jingdezhen e do professor americano Wayne Higby da Universidade de Alfred . Eles imaginaram em 1990 um centro internacional de arte cerâmica, onde se pudessem realizar intercâmbios culturais entre oriente e ocidente. Durante a ultima década, Sanbao recebeu a vista de ceramistas de diversas partes do mundo. Estes, durante sua estadia no Instituto desenvolveram diversas atividades, desde pesquisas teóricas a experimentos com materiais e técnicas tradicionais, desenvolveram trabalhos pessoais no atelier do instituto assim como ouros providenciados pela equipe.
O Instituto esta localizado em uma zona rural da Vila Sanbao, que durante séculos foi produtora e beneficiadora das “Pedras de Porcelana” que forneciam a matéria prima para a produção da pasta de porcelana usada nos ateliês de Jingdezhen. Uma antiga vila construída em adobe foi restaurada e adaptada para sediar o Instituto Sanbao que hoje conta com alojamento para os artistas residentes e pesquisadores, atelier, galpão para esmaltação , galpão para fornos, galpão para artesanato cerâmico tradicional, restaurante e bar, recentemente foi inaugurada uma nova galeria de arte e as obras de um museu já se encontram no final.
Imagens do local podem ser vistas no site:
http://www.chinaclayart.com/gallery.html


PS: é com o maior orgulho que coloco isso tudo neste blog.
UM BRASILEIRO ACONTECENDO LÁAAA NA CHINA!!!!!!!!!!!!!
Parabéns ,vc merece com certeza..........

Nenhum comentário: